Treinamento orienta gestores sobre instrumentos de LIDERANÇA, PLANEJAMENTO, GESTÃO E CONTROLE

O Prefeito, Secretários Municipais, Assessores e Servidores Municipais das áreas de licitações, contratos e convênios, participaram, no último sábado, dia 23 de março, do Treinamento com o tema “LIDERANÇA, PLANEJAMENTO, GESTÃO E CONTROLE”, promovido pela empresa DSA Assessoria e Consultoria.

O treinamento teve como objetivo capacitar o agente público para diagnosticar as demandas da sua secretaria conscientizando sobre sua responsabilidade e a necessidade de cumprimento do Plano de Governo.

Ofereceu ainda orientações históricas e técnicas sobre a construção dos instrumentos legais de planejamento público municipais, como o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

De acordo com a empresa de consultoria, após 02 (dois) anos de mandato em um cenário desfavorável para a Administração Municipal, caracterizado por uma crise financeira acentuada pela crescente dívida do Estado para com os Municípios, é oportuno dedicar esforços conjuntos para analisar e fazer um feedback de todas as ações do governo, bem como planejar novas medidas administrativas e políticas para enfrentamento da conjuntura atual e, assim, cumprir o Plano de Governo.

Além disso, os gestores foram orientados sobre a atuação dos órgãos de controle. Foi destacado que os resultados da atuação do controle interno tendem a ser mais exitosos à medida que os procedimentos de acompanhamento se façam de forma preventiva ou concomitante ao ato.

Ao final, o Prefeito propôs uma roda de bate-papo, quando dúvidas foram esclarecidas e assuntos sobre o tema foram discutidos pelos participantes.

Para o Prefeito, João Eber Barreto Noman, o treinamento foi de grande relevância para os gestores. “Acredito que ações bem-sucedidas precisam ser planejadas prioritariamente com quem conhece a realidade local”, disse.

O evento aconteceu na sede da empresa, na cidade de Itamarandiba/MG, no horário de 09:00hs às 12:00hs e 13:00hs às 17:00hs.