As eleições para conselheiros tutelares em todo o país ocorreram no domingo, 6 de outubro, e em Dores de Guanhães, 733 eleitores compareceram às urnas

O processo de eleição do Conselho Tutelar de Dores de Guanhães teve a participação ativa da população, 733 pessoas compareceram às urnas e exerceram sua cidadania e ajudaram a fiscalizar o processo que foi democrático e transparente, sendo organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

A principal atribuição do Conselho Tutelar é atender crianças e adolescentes cujos direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estejam ameaçados. O órgão recebe denúncias de maus-tratos, negligência e abusos, sendo responsável por buscar a garantia dos direitos e condições de vida de qualidade para as crianças e adolescentes.

As (5) cinco novas conselheiras e (3) suplentes tomarão posse em janeiro de 2020. Elas têm mandato de quatro anos, e devem trabalhar para garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados. Foram eleitos para conselheiros tutelares efetivos:

• Margarete Ap. Gonçalves
  • Jéssica Nair Pereira Santos
  • Arlene de Paula Martins
  • Andreza Barbosa Andrade
  • Andrea Pereira Silva

E como suplentes:

• Valdiléria Aparecida Silva
  • Janaina das Dores Brito
  • Tais Drumond Leão

Os conselheiros considerados aptos para disputar o cargo passaram por prova objetiva de teste de conhecimentos e tiveram que passar por avaliação psicológica. “O conselheiro Tutelar é a pessoa que está na linha de frente na proteção dos direitos de crianças e adolescentes, sendo necessário para uma atuação eficiente, que o conselheiro eleito tenha o perfil adequado e qualificado, e para tanto, os novos conselheiros serão capacitados pela equipe técnica da secretaria municipal de Assistência Social”, disse a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente – CMDCA, Rosemeire Marques.

O prefeito João Eber, presente na apuração da votação, parabenizou as conselheiras eleitas e a equipe da administração municipal que trabalhou para garantir a credibilidade de todo o processo eleitoral e reafirmou a importância para a gestão da atenção, cuidado e proteção com nossas crianças e adolescentes.

Veja fotos do dia da eleição: