Curso de Cerqueiro é realizado em Dores de Guanhães

Conhecendo a grande importância que as cercas têm em uma propriedade rural, a Prefeitura Municipal de Dores de Guanhães através da Secretaria de Agronegócios e o Sindicato dos Produtores Rurais de Guanhães por meio do Senar-Minas, realizou o curso de Cerqueiro, capacitando 10 pessoas.

O curso foi ministrado na Fazenda Babilônia pelo instrutor Vandeir dos Santos Vieira, que repassou informações específicas sobre como construir cercas de arame farpado e liso. Os alunos participantes foram os moradores das comunidades vizinhas ao local do curso

O instrutor ensinou desde a seleção dos postes até o aterramento e isolamento da cerca. Os participantes aprenderam as técnicas de análise e de topografia de terreno, tipos de arames, limpeza do local, medição de área, peças e ferramentas utilizadas, alinhamento da cerca, escolha e preparação da madeira, fixação de esticadores e estacas e, por último, técnicas para a instalação do balancin.

Além de ensinar a construir cercas de maneira adequada, o conteúdo do curso disponibilizou noções de segurança no trabalho, cuidados com o meio ambiente e cálculos simples, obtendo-se ao final, produtores qualificados para melhores desempenharem seus serviços, seja para uso na propriedade ou prestação de serviço.