DEPUTADO ENÉIAS REIS E PREFEITO JOÃO EBER SÃO RECEBIDOS PELA MINISTRA TEREZA CRISTINA – DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E  ABASTECIMENTO.

DEPUTADO ENÉIAS REIS E PREFEITO JOÃO EBER SÃO RECEBIDOS PELA MINISTRA TEREZA CRISTINA – DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO.

Em audiência com a Ministra Tereza Cristina, da Agricultura, a convite do Deputado Enéias Reis PSL/MG, prefeitos das cidades de Ipaba, Dores de Guanhães, Queluzito e Ubaporanga estiveram em Brasília, na quarta (31/07), reivindicando apoio do Governo Federal a fim de viabilizar a liberação de recursos para investimento em seus municípios.

O Prefeito Joao Eber Barreto Noman, o Deputado Federal Enéias Reis – PSL/MG e mais quatro Prefeitos, se reuniram em audiência com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, para tratar de assuntos relativos a priorização de projetos apresentados pelos municípios de Dores de Guanhães, Coronel Fabriciano, Ipaba, Queluzito e Ubaporanga.

São projetos de grande importância para o desenvolvimento agrícola regional, como a aquisição de caminhões basculantes, pás carregadeiras entre outras máquinas e a requalificação de estradas vicinais que podem garantir a redução do custo com transporte da produção agrícola nessas cidades. Além de melhorar o acesso de pessoas, veículos, transporte escolar, ambulâncias e turistas.

O Prefeito João Eber e o Secretário Municipal de Obras, Waldemar dos Reis, destacaram que a atual gestão vem promovendo ações que estimulem o desenvolvimento da vida das famílias rurais, evitando assim o êxodo rural e agregando valores aos produtos regionais tais como os queijos, verduras, legumes, biscoitos e linguiças caseiras. “Devemos criar o mínimo de infraestrutura para o homem do campo, tais como melhorias das estradas vicinais, capacitação, organização na comercialização de seus produtos, apoio técnico, dentre outras ações necessárias, com isso acreditamos que estamos contribuindo de fato com a melhoria e qualidade de vida dessas pessoas, além de melhorar a renda no campo e a saúde de quem consome esses produtos”. Afirmou o Prefeito João Eber.

Na ocasião, a Ministra Tereza Cristina, prometeu ao Prefeito João Eber, colocar no orçamento (R$2.800.000,00) dois milhões e oitocentos mil reais para melhorias das estradas vicinais do Município, tais como: Encascalhamento, calçamento, captação de águas pluviais, inclusive na área rural, essa ação faz parte do Plano Municipal de Saneamento Básico. Os projetos já estão prontos e com a liberação deste recurso, 100% das estradas rurais de Dores de Guanhães terão ações corretivas e a vida no campo terá um grande impacto positivo.

Os Prefeitos João Eber, de Dores de Guanhães, Célio Pereira, de Queluzito e Gilmar de Assis, de Ubaporanga solicitaram especial apoio da Ministra Tereza Cristina na fiscalização e cumprimento da Lei Federal nº 12.669, de 2012, que estabelece a obrigatoriedade de empresas de beneficiamento e comércio de laticínios informarem ao produtor de leite o valor pago pelo produto até o dia 25 (vinte e cinco) de cada mês. Sem essa informação, produtores de leite não conseguem fazer um planejamento seguro com o que recebem com o leite, pois só sabem o valor do produto no ato do pagamento.

Em destaque, a Ministra Tereza Cristina ressaltou que a melhor medida para equalizar a crise do leite no país será a redução do custo e a abertura de novos mercados internacionais, a exemplo da China, país com grande potencial de importação de queijos e leite em pó, e que, desde 2007 aguardava a indicação das indústrias brasileiras habilitadas para exportar o produto. “Acho que é uma notícia excepcional para o setor leiteiro que passa por um momento muito difícil, sem esperança. E isso traz esperança para a indústria de leite”, disse a ministra Tereza Cristina.

Diêgo Franco Reis, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Social e o Prefeito Geraldo dos Reis, de Ipaba, destacaram suas ações no município que estimulam o turismo rural, como o passeio da Rota do Mutum, beneficiando pequenos produtores e divulgando atrativos regionais à turistas e moradores.

O Deputado Federal Enéias Reis ressaltou a importância no atendimento das demandas dos municípios e, ao tomar conhecimento do Programa Mais Leite Saudável, se prontificou em colaborar na expansão do programa e na realização de encontros com outros gestores do Estado de Minas Gerais para que tomem conhecimento desse e dos demais programas que visam o melhoramento genético do rebanho, a assistência técnica gerencial, a sanidade animal e a qualidade do leite, melhorando a competitividade do setor lácteo frente aos produtos importados.