Dia Mundial e Municipal do Idoso é comemorado com muitas atrações em Dores de Guanhães

Em Dores de Guanhães, a LEI Nº 07/2018 DE 25 DE JUNHO DE 2018 instituiu no calendário de eventos do município; A “SEMANA MUNICIPAL DA PESSOA IDOSA”, que dentre outros objetivos destaca a inclusão social, a valorização e resgate da autoestima da pessoa idosa. Nesta perspectiva, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu no dia 01 de outubro de 2019, uma tarde de confraternização com diversas atividades que fizeram desse dia, um inesquecível momento para essas pessoas, a quem devemos muito respeito e cuidado. Na ocasião estiveram presentes dezenas de pessoas idosas das Comunidades da Lagoa, Bocaina, Pião, Vila e sede do Município.

Foram feitas exposições sobre a importância do cuidado com a saúde, informando   que os serviços de saúde do município estão à disposição dos idosos para garantir a atenção necessária a uma boa qualidade de vida, cuidando da saúde do corpo e também da saúde bucal. Foi ressaltado a necessidade de atenção para evitar acidentes domésticos e a importância do amor e carinho das famílias com os idosos.

A Secretária Municipal de Assistência Social do Município, Rosemeire Marques, reafirmou o compromisso da Administração para com o Idoso: “O idoso precisa estar socialmente envolvido com atividades, precisa estar ativo para que tenha qualidade de vida e saúde. A administração está trabalhando para fortalecer a rede de serviços e ampliando os esforços para que o poder público, juntamente com a sociedade civil, atuem em defesa dos direitos e da promoção da vida das pessoas idosas.

Dentre os vários presentes, registramos a presença das Senhoras Dona Maria Úrsula da companhia, “Dona Nega”, como é conhecida, 93 anos, acompanhada de sua irmã Raimunda Maria Egídia, 98 anos, moradoras da Vila Esperança, que deixaram clara a emoção de estar ali, participando ativamente. Fico contando os dias até chegar a hora do nosso encontro, das oficinas, da nossa dança e das nossas histórias. Mas eu gosto muito de participar desses grupos, mesmo estando nessa idade, me faz relembrar meus tempos bons. Me sinto muito bem”. Afirma Dona Raimunda. Ao ser indagada sobre qual o segredo para se chegar nessa idade com todo esse vigor e lucidez? Ela foi categórica ao afirmar: “Comer alimentos sem veneno, sem agrotóxicos e dormir cedo”.