Prefeitura Municipal de Dores de Guanhães

PREFEITURA MUNICIPAL DE

DORES DE GUANHÃES

DORES DE GUANHÃES MARCA PRESENÇA NO 1º. CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTORES DA AGROPECUÁRIA EM BRASÍLIA

DORES DE GUANHÃES MARCA PRESENÇA NO 1º. CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTORES DA AGROPECUÁRIA EM BRASÍLIA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizaram de 05 a 07 de novembro de 2019, em Brasília, no Centro Internacional de Convenções de Brasília, o 1º. Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária. A ocasião contou com a presença de mais de 3 mil participantes entre prefeitos, secretários municipais de agricultura, técnicos extensionistas, representantes de sindicatos de produtores rurais de todo o Brasil e demais profissionais do agronegócio no país.

O Secretário Municipal de Agronegócios, Sr. Anderson Teodoro e o Prefeito Municipal de Dores de Guanhães, Sr. João Eber Barreto Noman, estiveram em Brasília participando e representando o município, ocasião em que, em discurso na abertura do evento, a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse que a assistência técnica será priorizada no ano que vem: “A assistência técnica será meu maior desafio à frente do Ministério da Agricultura. Não podemos ter uma agricultura comercial que está no mundo que é 4G, daqui a pouco 5G, e termos ainda a pobreza do pequeno produtor, aquele que produz pouco e que ainda precisa de ajuda. Vocês são importantíssimos nos municípios para que nos ajudem, nos orientem na política pública para essa agricultura”. Enfatizou. Secretários, assessores e coordenadores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participaram no período de terça-feira, dia 05 até, quinta-feira, dia 07 de novembro, em Brasília, de diversos debates no Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária. O Secretário de Agronegócios de Dores de Guanhães, Anderson Teodoro, destacou que o Congresso de Gestores teve objetivo de debater os desafios do setor e a elaboração de políticas para o desenvolvimento e inovação da agropecuária brasileira. Também é uma oportunidade de troca de experiências e de aproximação das iniciativas públicas e privadas. O congresso ainda contou com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e da Organização das Cidades Brasileiras do Patrimônio Mundial (OCBPM).

O chefe do executivo de Dores de Guanhães, Sr. João Eber, destacou que o evento tem o objetivo de aproximar os gestores municipais do governo federal para que as políticas públicas sejam assertivas. “O Congresso é uma forma que o governo tem de se aproximar e colocar a informação no município. É nos municípios que se produz o desenvolvimento, mas para isso precisamos de infraestrutura, apoio técnico, dentre outras ações do governo federal”. Declarou João Eber. De acordo com o Prefeito, o congresso foi um ambiente para compartilhar experiências e debater iniciativas para o aprimoramento de medidas para o desenvolvimento rural no âmbito municipal.

Durante o evento foram debatidas as políticas para o setor agropecuário em seus diversos aspectos, desde financiamento e apoio técnico até logística e meio ambiente, de forma a que uma política não venha a se sobrepor ou atrapalhar a outra. Também foram realizados painéis setoriais para o debate de temas específicos e apresentação de casos de sucesso, gerando conteúdo e inovações para o aperfeiçoamento da gestão da agropecuária brasileira.

Secretário Municipal Anderson Teodoro

Prefeito Sr. João Eber

Fechar Menu