DORES DE GUANHÃES MARCA PRESENÇA NO 1º. CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTORES DA AGROPECUÁRIA EM BRASÍLIA

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) realizaram de 05 a 07 de novembro de 2019, em Brasília, no Centro Internacional de Convenções de Brasília, o 1º. Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária. A ocasião contou com a presença de mais de 3 mil participantes entre prefeitos, secretários municipais de agricultura, técnicos extensionistas, representantes de sindicatos de produtores rurais de todo o Brasil e demais profissionais do agronegócio no país.

O Secretário Municipal de Agronegócios, Sr. Anderson Teodoro e o Prefeito Municipal de Dores de Guanhães, Sr. João Eber Barreto Noman, estiveram em Brasília participando e representando o município, ocasião em que, em discurso na abertura do evento, a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse que a assistência técnica será priorizada no ano que vem: “A assistência técnica será meu maior desafio à frente do Ministério da Agricultura. Não podemos ter uma agricultura comercial que está no mundo que é 4G, daqui a pouco 5G, e termos ainda a pobreza do pequeno produtor, aquele que produz pouco e que ainda precisa de ajuda. Vocês são importantíssimos nos municípios para que nos ajudem, nos orientem na política pública para essa agricultura”. Enfatizou. Secretários, assessores e coordenadores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participaram no período de terça-feira, dia 05 até, quinta-feira, dia 07 de novembro, em Brasília, de diversos debates no Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária. O Secretário de Agronegócios de Dores de Guanhães, Anderson Teodoro, destacou que o Congresso de Gestores teve objetivo de debater os desafios do setor e a elaboração de políticas para o desenvolvimento e inovação da agropecuária brasileira. Também é uma oportunidade de troca de experiências e de aproximação das iniciativas públicas e privadas. O congresso ainda contou com o apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer) e da Organização das Cidades Brasileiras do Patrimônio Mundial (OCBPM).

O chefe do executivo de Dores de Guanhães, Sr. João Eber, destacou que o evento tem o objetivo de aproximar os gestores municipais do governo federal para que as políticas públicas sejam assertivas. “O Congresso é uma forma que o governo tem de se aproximar e colocar a informação no município. É nos municípios que se produz o desenvolvimento, mas para isso precisamos de infraestrutura, apoio técnico, dentre outras ações do governo federal”. Declarou João Eber. De acordo com o Prefeito, o congresso foi um ambiente para compartilhar experiências e debater iniciativas para o aprimoramento de medidas para o desenvolvimento rural no âmbito municipal.

Durante o evento foram debatidas as políticas para o setor agropecuário em seus diversos aspectos, desde financiamento e apoio técnico até logística e meio ambiente, de forma a que uma política não venha a se sobrepor ou atrapalhar a outra. Também foram realizados painéis setoriais para o debate de temas específicos e apresentação de casos de sucesso, gerando conteúdo e inovações para o aperfeiçoamento da gestão da agropecuária brasileira.

Secretário Municipal Anderson Teodoro

Prefeito Sr. João Eber