DORES DE GUANHÃES TEM PLANO DE AÇÃO CONTRA O NOVO CORONAVÍRUS E O MUNICÍPIO PUBLICA DECRETO COM MEDIDAS DE PREVENÇÃO À DOENÇA

O DECRETO DEFINE MEDIDAS PREVENTIVAS E AÇÕES TANTO PARA OS SERVIDORES QUANTO PARA A POPULAÇÃO LOCAL, VISANDO ORIENTAÇÕES CONTRA A COVID-19. DENTRE AS MEDIDAS ADOTADAS PELA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE DORES DE GUANHÃES TEMOS A CRIAÇÃO DE COMITÊ DE ENFRENTAMENTO DE CRISE PARA COMBATE AO CORONAVÍRUS – COVID-19.

Depois de criar o Comitê de Enfrentamento a Crise em relação ao novo Coronavírus e de anunciar medidas preventivas a Covid-19, o Prefeito de Dores de Guanhães, Sr. João Eber B. Noman, voltou a se reunir com a equipe de Secretários, médicos e profissionais da saúde nesta segunda-feira (16), quando foram decididas várias ações preventivas. Entre as novas determinações estão a interrupção das aulas nas escolas municipais, a suspensão de atendimentos de grupos e atendimentos de hiperdia e saúde mental; bem como atividades de oficinas no CRAS e trabalhos em grupos; orientação às igrejas católica e evangélicas sobre medidas de segurança a serem adotadas e possível suspensão de missas e/ou cultos até o final do corrente mês, suspensão do transporte escolar, Tratamento Fora do Domicílio – TFD para consultas eletivas, a suspensão de eventos culturais ou esportivos que reúnam mais de 40 pessoas, evitando aglomerações e demais medidas constantes do Decreto Municipal de nº: 21/2020 e, também as secretarias devem providenciar estoque de material necessário ao enfrentamento da situação.

Na ocasião, o Prefeito assinou o Decreto Municipal de nº 21/2020 com uma série de providências para enfrentamento do Covid-19 no Município. São orientações e medidas com embasamento sanitário cujo foco é evitar ao máximo de aglomerações de pessoas e, consequentemente a possibilidade de propagação do Coronavírus. As aulas ficaram suspensas em todas as escolas municipais a partir da última quarta-feira (dia 17 de março) até o dia 31 do mesmo mês.

O Comitê de Enfrentamento de Crise em relação ao Covid-19, é composto por integrantes de todas as Secretarias, que farão reuniões semanais. “Também poderão ser convocadas reuniões extraordinárias determinadas pelo Prefeito. As regras do Decreto entram em vigor a partir da publicação, mas ajustes serão realizados ao longo dos dias, de acordo com o cenário”, destaca a advogada do Município, Liliane Soalheiro.

O Prefeito explica que o Comitê de Enfrentamento de Crise trabalha com mais duas fases de enfrentamento do Coronavírus. “São ações lideradas pela Secretaria Municipal de Saúde com as devidas orientações da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde, baseadas em protocolos de vigilância sanitária, necessárias para que não tenhamos contaminações e nem perdas de vidas humanas em Dores de Guanhães”. Disse.

O Município de Dores de Guanhães tem se preparado contra o Novo Coronavírus (COVID-19) desde o início dos alertas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com o Plano de Ação específico para o enfrentamento à doença, os profissionais de Saúde estão orientados com relação aos cuidados para o correto e rápido atendimento aos possíveis casos do novo vírus que, porventura, possam chegar ao Município. Segundo o médico emergencista Dr. Everton F. Souza, no início do ano de 2020, o Município de Dores de Guanhães, deu um passo importantíssimo com a aquisição de equipamentos de alta complexidade, equipamentos de UTI e com capacitação da equipe, o que diferencia no cenário atual dos pequenos municípios. E indubitavelmente a pandemia pelo COVID-19 [novo coronavírus] tornou-se um problema de saúde pública mundial e será um teste para o Brasil e para o nosso Município, e teremos êxito com o preparo adequado de políticas municipais de saúde no enfretamento desta grave situação atual”. Concluiu Dr. Everton F. Souza.

Segundo o Prefeito Joao Eber B. Noman, a antecipação pelo Plano de Ação é a forma adequada para a prevenção e cuidado às doenças de rápida transmissão. “Atuar de forma preventiva é fundamental para o sucesso contra qualquer doença. Em Dores, a ação segue o protocolo da antecipação trabalhando contra o COVID-19, com a orientação dos profissionais, forma de atendimento determinada para garantir a rapidez e a segurança e vigilância em saúde. “Estou pedindo a população que evite viajar e avise a parentes e amigos que não venham visitá-los nos próximos 90 dias”. Declara.

A Secretária Municipal de Saúde, Deise Alvarenga informa que o Município de Dores, até 17h de quarta-feira (18), não há registro de caso suspeito da doença. A população deve se atentar às informações dos canais oficiais bem como intensificar os cuidados contra doenças de transmissão respiratória.

Confira o que está suspenso temporariamente em Dores de Guanhães por conta da Pandemia do Covid-19