Empresa Proprietária Brasil PCH protocola na Prefeitura Municipal de Dores de Guanhães, o Plano de Ação de Emergência – PAE da Barragem de PCH Funil

No dia 23 de Julho de 2019, a Empresa Proprietária Brasil PCH, por meio do seu Gerente de Manutenção de Núcleo, Sr. Ateles José de Andrade e o Engenheiro Civil da empresa Geometrisa responsável pela elaboração, Sr. Arthur B. Andreetta,  protocolaram na Prefeitura Municipal de Dores de Guanhães, juntamente, ao Prefeito Municipal, Sr. João Eber Barreto Noman, e Secretária Municipal de Fazenda, Sra. Meire Fernandes Fonseca Almeida, o Plano de Ação de Emergência – PAE da Barragem de PCH Funil, como também Mapas de inundação proveniente da ruptura da PCH Funil, com a finalidade de atender as disposições dos artigos 7°, 8°, 11° e 12° da Lei Federal 12.334 e a Resolução Normativa n° 696 da ANEEL, de 15 de dezembro de 2015.

O presente Plano de Ação de Emergência é um documento formal elaborado para definir os procedimentos de resposta a situações emergenciais que ameacem as estruturas de barramento da PCH Funil ou decorrentes de sua ruptura, assim como objetiva definir o conjunto de procedimentos e ações para garantir uma resposta eficaz a situações de emergência que ponham em risco a segurança da região a jusante.

A barragem da PCH Funil, com autorização outorgada à empresa Funil Energia S.A., empresa do Grupo Brasil PCH, para o aproveitamento de energia hidráulica com potência instalada de 22,5 MW e início em março de 2008, está localizada no Rio Guanhães, bacia hidrográfica do rio Doce, sub-bacia Santo Antônio, Município de Dores de Guanhães-MG.