A região onde atualmente está localizada a cidade de Dores de Guanhães foi habitada pelos índios botocudos que, segundo alguns historiadores, dizimaram toda a família de Joaquim Cavaco.

A posse de uma sesmaria fora solicitada pelos habitantes da região e concedida em 1817. O lugar da sesmaria ficava próximo ao local do massacre da família Cavaco e do Quartel de Barretos.

No povoado de Capelinha das Dores, no município de Conceição, foi criado o distrito de paz em 27 de abril 1854. Em 15 de setembro 1870 passa à freguesia de Nossa Senhora das Dores de Guanhães e em 7 de setembro 1923 muda a denominação do distrito para Dores de Guanhães. Em 30 de dezembro de 1962 foi criado o município desse nome desmembrado de Guanhães.

O distrito, assim também denominado, teve seu nome mudado para Dores de Guanhães em 1923, e sua emancipação se deu em 1962. Teve seu primeiro prefeito empossado no dia 30 de Agosto de 1963, Sr. José Bueno Bruzzi. A partir daí, vários outros prefeitos contribuiram para o desenvolvimento de nossa cidade, com inúmeras obras e conquistas.

A natureza deu um toque especial neste torrão mineiro, oferecendo-lhe belíssimas cachoeiras, escondidas por entre as matas dorenses e praias naturais. A represa do Salto Grande, onde se encontram o Rio Guanhães com o Rio Santo Antônio, localizada a 23 quilômetros da cidade, propicia boas pescarias e passeios. O município é rico em cachoeiras e praias naturais.

A cidade conserva vivas suas tradições religiosas e folclóricas, dentre elas a festa de Nossa Senhora das Dores (padroeira da cidade), comemorada no dia 15 de Setembro. A festa conta com missas, procissões, hasteamento da bandeira de Nossa Senhora das Dores, queima de fogos de artifícios, concurso de música sertaneja, jogos de futebol, show ao ar livre e feira de artesanato.

Formação Administrativa

Dores de Guanhães, antes Capela de Nossa Senhora das Dores, foi emancipada no dia 30 de Dezembro de 1962, através da Lei n.º 2.764, tendo como intendente o Sr. Abílio Gama Serqueira Pereira.

Localização

Situa-se o município na Zona do Rio Doce do Estado de Minas Gerais. Dores de Guanhães situa-se na Latitude 19º03’30 S e Longitude 42º55’45 W. O município possui uma área de 383 mil m2 e localiza-se a uma altitude de 497 mts, a sede está a 214 quilômetros de Belo Horizonte.

Municípios limítrofes

• Guanhães