MUNICÍPIO DE DORES DE GUANHÃES REALIZA DIA DA SAÚDE EM PROL DA “CAMPANHA DO OUTUBRO ROSA E DO NOVEMBRO AZUL”.

Outubro Rosa é uma iniciativa global em que comunidades ao redor do mundo honram o mês da consciência ao câncer de mama. A ação aconteceu pela primeira vez em 1985, como um esforço da American Academy of Family Physicians, nos Estados Unidos e hoje, todos os países promovem ações colaborativas sobre o tema.

Desde que surgiu a iniciativa, instituições governamentais, associações médicas e empresas trabalham em conjunto por eventos educacionais e programas de incentivo, com o principal intuito de lembrar as mulheres sobre o valor do diagnóstico precoce e do autoexame na cura do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Com ênfase na saúde masculina, o movimento Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, intitulada de Movember, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado em 17 de novembro.

Hoje, o Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Como organização pública, comprometida com a sociedade e com a área da saúde, a Administração Municipal acredita que ambos os meses são oportunidades para divulgar a importância de prevenção desses dois tipos de câncer. Por isso, pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal de Saúde promove ações com os funcionários, colaboradores e população, com foco na conscientização e amor à vida.

Para o Prefeito Municipal, Sr. João Eber Barreto Noman, o importante é, na realidade, focar este sério assunto nos 12 meses do ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só nos meses de outubro e novembro. “No entanto, estes meses são representativos para a causa, tornando-se especiais e destacados dos demais”. Completa o Sr. João Eber.

A programação do Outubro Rosa e Novembro Azul de 2019, no Município de Dores de Guanhães, contou com palestras envolvendo diversos assuntos e os profissionais da equipe multidisciplinar, bem como com um cronograma bem completo, coletas de exames citopatológicos, na Comunidade de Macaquinhos e Sede do Município, para intensificar as ações de prevenção.

O Município de Dores de Guanhães, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no sábado, 26 de outubro de 2019, um dia intenso com várias ações, dentre elas: palestras educativas com o Dr. Pedro Augusto Costa Ferreira, sobre prevenção em prol da campanha do Outubro Rosa e Novembro Azul, que visa conscientização da prevenção e tratamento do câncer de Mama e de Próstata. Esse exame pode ser avaliado através de uma análise de sangue simples realizada em laboratório e que serve para diagnosticar alterações na próstata como prostatite. O evento aconteceu no pátio da Unidade Básica de Saúde (UBS), no período de 07h às 15h e contou com cerca de 500 (quinhentas) pessoas. Na oportunidade, foram realizados multirões, exames de Mama e Próstata, atendimento odontológicos, cortes de cabelo, aferição de pressão, brincadeiras com pula-pula, dicas de beleza com maquiagem, apresentação de danças culturais, exercício físico, almoço e palestras.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Sra. Deise Carvalho Alvarenga, foram realizados cerca de 50 exames de Mama, e 23 de Próstata em Dores de Guanhães, já na Comunidade Macaquinhos foram cerca de 20 exames de Mama e 27 de Próstata. Para isso, foi disponibilizado transporte público, almoço, uma equipe de médicos, enfermeiros, equipe da saúde e voluntários. “Essa campanha tem um alto grau de importância e deve ser levada a sério, todos que quiseram foram atendidos, saúde não é brincadeira e precisamos cada vez mais nos conscientizar disso. Estamos engajados nesse movimento e queremos oferecer todo o suporte de apoio necessário aos cidadãos. Tivemos a participação efetiva de todos nesse evento e o mesmo foi muito eficaz, pois, foi um momento de esclarecimentos, além de oferecer a marcação gratuita dos exames de Mama e Próstata”. Ressaltou Sra. Deise.

Na comunidade de Macaquinhos, os eventos aconteceram: Outubro Rosa no dia 05 de outubro e Novembro Azul, no dia 29 de Novembro e contou com a presença de cerca de 80 pessoas no Outubro Rosa e cerca de 50 pessoas no Novembro Azul. Para o Coordenador de Saúde Bucal e Organizador dos eventos, Sr. Ailton Júnior, esse evento contribuiu principalmente para o conhecimento da população. “Na minha opinião o conhecimento quebra um fator limitante que é o preconceito, nos três eventos realizados tivemos palestras com médicos e enfermeiros que aumenta a confiança da população na realização dos exames. O SUS prega que temos que fazer um atendimento HUMANIZADO, mostrar aos pacientes o por que da realização dos exames: exame de mama, mamografia, PSA e exame do toque. A parte da conscientização é muito importante. Uma população com maior conhecimento tem uma saúde melhor e maior adesão aos programas de saúde propostos. Vamos fazer de tudo para que o ano que vem consigamos atender maior parte da população”.  Afirma Sr. Ailton Junior.