Perfuração de poços artesianos beneficia comunidades de Dores de Guanhães

Poços atendem famílias e agricultores com água de qualidade para diversas atividades

A Administração Municipal, vem empenhando a cada dia para não deixar faltar água nas residências das famílias dorenses. Prova disso, são as inúmeras obras e ações para minimizar o quadro de falta de água no Município devido à seca, provinda da grande estiagem que assola não só ao Município de Dores, mas também ao Estado de Minas Gerais e grande parte do País, pois a crise hídrica é geral. Atualmente, estão sendo construídos, 03 poços artesianos nas Comunidades de: Sucavão, Boa Vista e Córrego dos Alves, atendendo uma antiga reivindicação daquelas comunidades que contavam apenas com pequenas nascentes. Ainda serão construídas mais 03 unidades, atendendo as Comunidades de Baixada do Vagalume, Córregos dos Ferros e Guarda de Baixo. A demanda não é somente com a perfuração dos poços, mas também com manutenção, tubulações até as residências, caixas d’água, conexões, fios, o pagamento da energia, entre outros serviços. “Esse é mais um avanço do Município: Proporcionar uma melhoria de vida a todos os moradores de nossa querida Dores de Guanhães, sem distinção! Trabalhando pela saúde da população, levando água limpa e potável aos moradores daquelas comunidades tão sofridas, já era um sonho meu. Possuir água potável dentro de casa, é coisa básica na vida de uma pessoa, e essa conquista para as famílias de Sucavão, Boa Vista e Córrego dos Alves, é de grande importância para todo o município”. Conclui o Prefeito, João Eber Barreto Noman.

De acordo com o Secretário Municipal de Obras, Valdemar Reis, os novos Poços irão beneficiar o mínimo de 180 famílias nas regiões menores, mas existem áreas maiores em Dores de Guanhães, como Vila Esperança, que chega a abastecer em torno de 600 pessoas, o que dá uma média de 200 famílias. “As construções dos poços já começaram e em breve estaremos entregando-os, às comunidades. Daremos fim a dor de cabeça da população que sofre com a falta da prestação desse serviço tão essencial”, explicou o Secretário.

Além de perfurar e construir, é o Município que faz todos os serviços periódicos de manutenção e limpeza dos 07 poços existentes: Cabeceira da Vila, Vila Esperança (campo), Vila Esperança (Novo Cruzeiro), Guarda de Cima, Lagoa, Areias e Macaquinhos. “O tratamento é realizado mensalmente e temos um laboratório que faz o trabalho de análise da água, sendo verificado pelo laboratório do SAMA, se ela está potável ou há necessidade de tratamento. Julgamos ser um benefício importante para a comunidade, pois a população está sendo abastecida com água potável”, completou o Diretor do SAMA, José Marques Santos.

As obras em andamento consistem em perfuração dos poços, análise, construção das casas de químicas, energia, caixas d’agua, tubulação levando a água até aos reservatórios, instalações de hidrômetros e atendimento com dosadores de cloro e flúor. Na Comunidade de Vila Esperança foram construídos também 1500 metros de extensão de rede de abastecimento, sentido Carmésia, 800 metros sentido Dores e 100 metros nas proximidades do Posto de Gasolina. As Comunidades de Macaquinhos e Areias também contaram com extensão de redes.

Para levar água de qualidade às famílias em questão, já foram investidos cerca de R$ 200.000,00 (Duzentos mil reais), investimento esse, fruto da parceria entre Município de Dores de Guanhães e as duas pedreiras de Dores, Gialo Mineração e Monte Santo. Essa parceria se fez necessária devido à crise por qual passam os municípios e os estados brasileiros, e, em Dores de Guanhães a situação não é diferente. Essa parceria entre a Prefeitura e as empresas de mineração, é fundamental para melhorar a qualidade de vida dos dorenses.

Outra grande obra de prevenção da saúde da população dorense, foi a reativação da ETA – Estação de Tratamento de Água da Comunidade de Areias e também da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, no início do ano de 2017. Tais ações são de suma importância para a população.