Prefeitura de Dores de Guanhães disponibiliza tratores agrícolas para aração de terra em atendimento às diversas demandas dos agricultores do município.

A Prefeitura Municipal de Dores de Guanhães, através da Secretaria de Agronegócios, está realizando aração de terras em todas as comunidades rurais de Dores. No início de setembro, a prefeitura adquiriu mais um trator agrícola e grade aradora, e o novo Trator também será utilizado no programa deste ano.

A administração reafirma seu compromisso e apoio da sua gestão aos agricultores, em especial a agricultura familiar. A Secretaria Municipal de Agronegócios iniciou o processo de aração de terras para os agricultores rurais do município em diversas Comunidades. A aração promove uma descompactação e aeração no solo para que o plantio seja mais adequado e exista uma maior produtividade por área. Esta ação impulsiona a produção final do agricultor, uma vez que o plantio tende a ser mais bem sucedido.

Os beneficiários da ação da Patrulha Agrícola são proprietários de terras localizadas na zona rural ou urbana, utilizadas para fins agrícolas. A Secretaria dá preferência para o atendimento de agricultores familiares que plantam milho, feijão ou outras culturas. Valorizar o produtor rural sempre foi prioridade da Administração. Os investimentos em programas que atendem os homens e mulheres do campo ocorrem durante todo o ano, para garantir que o desenvolvimento rural ocorra de forma sustentável. Segundo o Prefeito de Dores de Guanhães, o produtor rural tem uma enorme importância para o município: “Eles entregam uma merenda de qualidade para os alunos municipais, vendem alimentos mais frescos e sem agrotóxicos na Feira Livre de Sexta, contribuem com a economia local e nós, do poder público, temos a obrigação de investir para que eles tenham uma melhor condição de produzir os seus produtos”. Completa.

Os produtores que ainda não solicitaram e desejam obter os serviços de aração de terras, devem procurar a Secretaria Municipal de Agronegócios e fazer um cadastro. O custo do serviço é de R$50,00 a hora. É necessário apresentar CPF, identidade e comprovante de endereço. A Secretaria é localizada no Prédio da Prefeitura Municipal – Praça da Matriz, telefone: (33) 34261210-1283.

Cassia Maria Rabelo Andrade, 58 anos, moradora da Comunidade da Ressaca, fala do benefício que a aração de terra trouxe para sua família. “No ano passado tentei arar a minha terra e não consegui, graças a Deus nesse ano a Prefeitura arou e arou no tempo certo, já plantamos e estamos confiante numa boa colheita. É a primeira vez que estamos tendo esse apoio. No ano passado não tivemos porque não corremos atrás, se correr atrás consegue, muita gente culpa o Prefeito por muitas coisas, mas na verdade, se tiver interesse, a Prefeitura ajuda sim. Isso irá contribuir em muito para o aumento de nossa renda, sem dúvida. ” Declara a agricultora familiar, Cássia Rabelo.