Prefeitura, SENAR e Sindicato dos Produtores Rurais de Guanhães, realizam curso gratuito de Eletricista em Dores.

A Prefeitura de Dores de Guanhães, através da Secretaria Municipal de Agronegócios, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Sindicato dos Produtores Rurais de Guanhães e Região, realizou, na semana de 04 a 08 de novembro de 2019, o curso de Eletricista Instalações Elétricas Rural, com uma carga horária de 08 horas diárias e 40 semanal.

A conclusão do curso aconteceu no último dia 08, sendo coordenada pelos gestores da Secretaria Municipal de Agronegócios, com a presença do Secretário Municipal Sr. Anderson Teodoro e também do Sr. Dagoberto Magalhães Barbalho, representante do Sindicato dos Produtores Rurais. As aulas teóricas aconteceram no Salão Comunitário da Igreja do Divino em Vila Esperança, onde, ao lado aconteceu também as aulas práticas (banheiro público e Salão Paroquial em construção). Ao todo, 12 alunos puderam aprender, com o professor do SENAR, Hudson Costa Joviano, conceitos sobre Energia Elétrica, Transformadores e Motores Elétricos, tipos de Condutores Isolantes, Lei de Ohm sobre NR10, NR5410 e NR5419, Tipos de Corrente Elétrica, além das preliminares para correta execução de: serviços, exercícios práticos, circuito elétricos, tipos de circuitos para ligação em série, paralela e mista, consumo e medidores de energia elétrica, tipos de lâmpadas, linhas elétricas, levantamento das cargas elétricas e pontos de utilização, simbologia básica para projetos elétricos, exemplos de projetos elétricos, divisão de circuitos, dispositivos de proteção, limites admissíveis de queda de tensão, capacidade de condução de corrente elétrica de condutores, dimensionamento do condutor adequado e bitolas mínimas, demanda e fator de demanda, quadro de distribuição de energia elétrica, aterramento das instalações elétricas, descargas atmosféricas, eletrificação de cercas, relé de acionamento fotoeletrônico (fotocélula), manutenção das instalações elétricas, prevenção de acidentes e incêndios, primeiros socorros – noções básicas.

A iniciativa faz parte de uma parceria que visa a capacitação e treinamento de trabalhadores autônomos e produtores rurais, através de cursos gratuitos e profissionalizantes. O curso realizado pelo SENAR ofereceu apostilas, todo material especifico, café da manhã, lanche da tarde e o certificado para os alunos que atingiram 80% de aproveitamento do curso e estão aptos para o serviço, tudo sem custo algum para os participantes.

O Secretário Municipal Sr. Anderson Teodoro, disse estar muito satisfeito com a parceria SENAR/Prefeitura, que tem realizado cursos e também aproveita para agradecer a coordenação, instrutores e funcionários. “Sem a participação e o empenho de todos vocês, não seria possível a realização dessa grande parceria, parabéns aos alunos interessados também, porque nossa função como gestores Municipais é buscar capacitação e alternativas que viabilizem melhorias na vida econômica de vocês, mas vocês precisam querer.” Enfatizou o Secretário.

Para o Prefeito Municipal, Sr. João Eber, o objetivo dos cursos é contribuir com a profissionalização do produtor rural de Dores, aumentar a produtividade, melhorar a qualidade de vida desses trabalhadores e de suas famílias. Além disso, os cursos capacitam profissionais para o mercado de trabalho. Declara o Prefeito.

Para o Professor do SENAR, Hudson Costa Joviano, esse curso traz para o aluno que quer aprender e transformar esse aprendizado em uma profissão, uma oportunidade única, o bom mesmo seria esse aluno aperfeiçoar esse curso, complementando com o curso técnico do SENAI. “Trabalhar aqui em Dores de Guanhães foi ótimo, a turma é comprometida e a Administração Municipal é parceira em tudo”. Completa Hudson Costa.

Neste ano, os cursos promovidos pelo SENAR em parceria com a Prefeitura e Sindicato Rural, foram: Cria e Recria de Bezerras, Pedreiro e Carpinteiro, Operação e Manutenção de tratores agrícolas, curso de Cerqueiros, Inseminação Artificial de Bovinos, Construção de Curral, Criação de Galinha Caipira e Derivados do Leite.

Mais informações sobre os cursos gratuitos e reservas de vagas podem ser obtidas pelo telefone (33) 34261210 ou 1286. A Secretaria Municipal de Agronegócios fica na Prefeitura Municipal na Praça Central, Praça Castro Alves, 29 – Centro.

Edvaldo Siqueira Pinho, 48 anos, morador da Vila Esperança, casado e pai de um filho, afirma que o curso veio em boa hora. “Esse curso vem pra complementar nossa renda, estou apto a trabalhar na área em qualquer obra. Foi ótima iniciativa da Prefeitura”. Afirma Edvaldo Siqueira.