Produtores rurais são beneficiados com doação de sementes, calcário e aração de terra.

Município distribui sementes de milho e de hortaliças, calcário agrícola para mais de 400 produtores. Medida visa melhoria da produção de alimentos e comercialização de excedentes.

O Município de Dores de Guanhães realiza a doação de sementes da safra 2018/2019 a pequenos agricultores de Dores de Guanhães. As sementes são das culturas de milho e hortaliças. O objetivo é contribuir na melhoria da produção de alimentos destinados ao consumo humano e animal, e também a comercialização de excedentes para o fortalecimento da agricultura familiar.

A entrega das sementes, que é realizada pela Secretaria Municipal de Agronegócios, já teve sua primeira etapa concluída entre os meses de Janeiro e Abril de 2019. A quantidade de sementes já distribuídas, somam um total de mais de 1.400 kg, divididos entre: 100 sacos de 10kg de milho, 40 sacos de 10kg de feijão, 2.000 sachês de sementes de hortaliças. Todos já foram distribuídos para as diversas Comunidades do município.

Nesta atual etapa, que esta sendo realizada, a Prefeitura esta entregando a mesma quantidade da etapa anterior, sendo o número de sementes de hortaliças aumentado em 50% e vai contemplar todas as Comunidades do município.  Num total, serão entregues 2.800 kg de sementes de feijão e milho e 5.000 sachês de sementes de hortaliças.

A seleção dos produtores beneficiados é feita pela secretaria de agronegócios e realizada mediante cadastro. As ações são com recursos próprios do município, atendendo os agricultores cadastrados nos programas municipais de incentivo à produção. Em Dores de Guanhães, o produtor cadastrado além de receber as sementes, calcário agrícola e aração da terra, segue com acompanhamento técnico de um agrônomo, que vai desde o preparo da terra, plantio e comercialização, sendo que a Prefeitura também disponibiliza todo apoio logístico para o escoamento da produção destinada à Feira do Produtor do município, que acontece toda sexta-feira, na Praça Castro Alves.

O Engenheiro Agrônomo contratado Philipe Corcino, explica a importância da doação de sementes e apoio técnico a pequenos agricultores. “A doação de sementes, calcário agrícola e a aração das terras para os agricultores, proporciona o fortalecimento da Agricultura Familiar no município. Muitas vezes o agricultor precisa apenas de um incentivo para produzir, gerar renda, e com isso, conquistar a sua dignidade” – Destacou.

“A equipe do Agronegócio, vem dando todo o apoio aos agricultores da Agricultura Familiar. Damos apoio desde o início, com o preparo da área a ser produzida no plantio, até a comercialização, fechando o ciclo de produção, facilitando e apoiando as ações voltadas para o homem do campo.” – Explica o secretário da pasta, Sr. Anderson Teodoro. O secretário acrescenta ainda, que, o objetivo principal é estimular a produção local. “A distribuição de sementes é algo rotineiro na Secretaria de Agronegócios, nosso objetivo principal é estimular a produção local e somado a isso, disponibilizamos acompanhamento técnico até o momento da comercialização dos produtos. Com isso a Comunidade consome produtos livres de agrotóxicos e melhoramos a renda no campo.” – ressalta o secretário.

Para estimular a política produtiva da pequena agricultura familiar, o Município adquiriu mais de 2.000 mil quilos de sementes, e cada produtor cadastrado receberá cerca de 10 quilos. A Administração investiu R$ 12 mil na compra das sementes.

Para receber as sementes, os produtores rurais deverão se dirigir à Secretaria de Agronegócios (Prefeitura Municipal) e fazer o cadastro, assinar e assim receberá a autorização para retirada do produto.

O milho é um produto básico da alimentação humana. Dele são feitos inúmeros alimentos. E também é básico na alimentação de animais.

O Sr. Matozinho Heleno dos Santos, 58 anos, morador da Comunidade da Babilônia, fala dos benefícios que a parceria da Prefeitura para com os produtores rurais trouxe: “A doação de sementes, a aração de terras, a doação de calcário e os carretos são de grande valia para nós que lutamos na roça, estou muito satisfeito com essa administração, graças a Deus. Mudou muito a nossa vida com uma grande melhora na nossa vida financeira, principalmente porque vendemos na feira livre também. Estamos satisfeitos”. Declara o Sr. Matozinho.