PROPOSTAS DE AÇÕES PARA OS PRÓXIMOS 4 ANOS

A população local decidindo em encontros e assembleias populares, as obras a serem realizadas e as políticas públicas a serem implementadas.

Dores de Guanhães viveu, no dia 22 de outubro, essa esplêndida experiência. As conversas sobre as prioridades do atendimento ao cidadão dorense, ocorreram em evento aberto ao público realizado na Fazenda Cavaco, Patrimônio Cultural do Município, e com uma atenção especial às lideranças e militantes dos movimentos sociais: Policia Militar, igrejas, associações de moradores, comerciantes, grupos de jovens, organizações esportivas e culturais, diretores escolares e vereadores, além de todo o Secretariado da Prefeitura Municipal de Dores de Guanhães, o Prefeito Sr. João Eber Barreto Noman e um representante do Governo de Minas, o Deputado Estadual, Sr. Tito Torres. O público presente conhece bem a realidade em que vive em Dores de Guanhães e, especialmente, as áreas periféricas e marginalizadas, os distritos e as áreas rurais, sabe de suas reais necessidades. O momento foi ímpar: comunidades e lideranças com suas reivindicações absolutamente legítimas, necessárias, urgentes e em busca de melhorias e atendimento às demandas mais urgentes. A experiência viva da solidariedade.

Os encontros vão se ampliar para os distritos e destes para as assembleias municipais. As prioridades vão sendo progressivas e democraticamente definidas nesses encontros, com visitas de representantes das comunidades aos locais onde estão reivindicadas as obras e as políticas públicas. Estes debates e decisões serão acompanhados por agentes da prefeitura que passará as informações necessárias referentes a questões técnicas sobre as obras, aspectos orçamentários, jurídicos, considerando os recursos disponíveis.

A Administração Municipal teve a oportunidade de fazer também uma breve prestação de contas das ações dos últimos três anos, em todas as áreas. “Vi a comunidade e as lideranças alargando as suas reivindicações, partindo dos problemas mais próximos – o buraco e o calçamento de sua rua, a implantação de um canil, a aquisição de mais tratores, construção ou ampliação da usina de reciclagem –, ampliando o seu olhar e buscando soluções para questões maiores onde, muitas vezes, os problemas mais específicos estavam incluídos. É a abertura para o desafio coletivo, o bem comum, o desenvolvimento da comunidade. Queremos e vamos adotar esse modo de governar democrático, aberto e participativo”. Declara o Prefeito, Sr. João Eber Barreto Noman.

Durante sua fala, o Deputado Estadual, Sr. Tito Torres, representando o Governo de Minas, informou aos presentes que a situação do Estado é preocupante, sem recursos: “Os recursos públicos, considerados à luz das demandas, carências e necessidades, são sempre escassos. O Brasil acumulou ao longo de sua história, e infelizmente voltou nos últimos anos a acumular de forma assustadora, uma enorme dívida social que se manifesta nas desigualdades sociais, regionais e na carência dos serviços públicos fundamentais – educação, saúde, segurança pública, cultura, saneamento básico, moradia digna, trabalho decente, espaços públicos convivenciais e possibilitadores de atividades esportivas, lúdicas e culturais. Cumpre então estabelecer as prioridades. Não é possível fazer tudo de uma vez”. Declarou o Parlamentar.

“A democracia participativa trabalha com regras, procedimentos, prazos, transparência. É um instrumento eficaz, muito provavelmente o mais eficaz no combate à corrupção e desperdício inaceitável do dinheiro público. A população passa a ter acesso aos recursos públicos – de onde vêm e onde devem ser aplicados: as populações e comunidades, através de seus representantes eleitos, passam a acompanhar a execução das obras e das políticas públicas. Como estão diretamente interessadas nas suas realizações, na sua qualidade e implementação dentro dos prazos estabelecidos, tornam-se ótimos fiscais e agentes operosos no combate à burocracia e à corrupção”. Complementou o Prefeito.

Na ocasião, cada Secretário Municipal apresentou um relatório sucinto das principais ações da administração, nestes 03 anos de governo, ocasião em que os mesmos colocaram também suas reivindicações para melhor desempenhar suas funções. Já o comandante da Policia Militar, Tenente Maykoll Douglas Pereira Souza, Comandante do 2º Pelotão da Policia Militar, falou da parceria e atenção que a Administração Municipal vem dando à Polícia Militar, agradeceu a parceria e reivindicou dos representantes dos Governos Estadual e Municipal, mais viaturas para a região. As lideranças e comunidade presentes, puderam, através de caixa de sugestões, apresentar suas demandas e sugestões. Na ocasião, Sérgio Magno Correia, representando a Comunidade, reivindicou da Administração Municipal e do representante do Governo Estadual, Deputado Tito Torres, a criação de um Canil Municipal e aquisição de um carro, mesmo que seja usado, para recolhimento e tratamento dos animais abandonados.

Logo após a Cerimônia e debates, os convidados ali presentes, puderam assistir os slides das ações da Administração Municipal.