• Post Category:Saúde
A dengue é uma doença grave que pode levar à morte se não for tratada a tempo

A dengue é uma doença grave que pode levar à morte se não for tratada a tempo

Ela é transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti, que se reproduz em locais com água parada. Por isso, é muito importante que todos nós façamos nossa parte para evitar a proliferação do mosquito e proteger nossa saúde e de nossos familiares e amigos. Veja algumas dicas simples de prevenção da dengue:

– Elimine os objetos que acumulem água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas e lixo. Se não puder eliminá-los, coloque areia nos pratos das plantas, tampe bem as caixas d’água e os tonéis, e vire os baldes e as garrafas de cabeça para baixo.
– Use repelente e roupas que cubram a maior parte do corpo, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo.
– Coloque telas de proteção nas janelas e portas da sua casa, para impedir a entrada do mosquito.

Fique atento aos sintomas da dengue, que podem incluir febre alta, dor de cabeça, dor no corpo, náuseas e manchas vermelhas na pele. Se você apresentar algum desses sintomas, procure uma unidade de saúde imediatamente e faça o teste para confirmar o diagnóstico. O tratamento da dengue é feito com hidratação, repouso e medicamentos para aliviar os sintomas, mas nunca tome remédios por conta própria, pois alguns podem agravar a doença.

Lembre-se: a dengue pode ser evitada com medidas simples, mas eficazes. Faça sua parte e acabe com os focos do Aedes Aegypti. Juntos, podemos vencer a dengue! 💪