O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) tem caráter preventivo, protetivo e proativo.

O CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) tem caráter preventivo, protetivo e proativo.

O principal serviço ofertado no CRAS é o PAIF- Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família, que consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado com finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos seus vínculos, promover o acesso a direitos e contribuir para a melhoria de sua qualidade de vida.
O PAIF apresenta duas frentes de intervenções que são: as ações de atendimento e o acompanhamento familiar.
São ações de atendimento: acolhida, encaminhamentos, oficinas com famílias, ações comunitárias, ações particularizadas, campanhas e palestras.
O dia da Mulher que é comemorado no dia 08 de março está no calendário do SUAS do Governo Federal, e sempre foi trabalhado pela equipe técnica da Assistência Social do Município de Dores de Guanhães-MG, através de ações como Palestras, Campanhas contra Violência à Mulher, Oficinas de Auto Cuidado, Zumba e desfile com o grupo Alegria de Viver (Terceira Idade).
Os serviços desenvolvidos pelos técnicos responsáveis pela Proteção Social Básica no Munícipio de Dores de Guanhães-MG seguem as leis do SUAS e do Código de Ética.
Assim, convidamos a todos para participarem, no dia 05 de março de 2024, do 2° desfile do grupo Alegria de Viver (Terceira Idade) e no dia 07 de março de 2024, de uma roda de conversa no grupo de mulheres do PAIF, eventos esses que fazem parte do planejamento da Equipe técnica da Assistência Social.